Settran entrega alvarás a 55 condutores de transporte escolar

Iniciado o processo de regulamentação da categoria que, pela primeira vez, recebeu a licença anual de circulação permanente.
Secom/Pedro Augusto

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settran) entregou, na manha desta terça-feira, 55 alvarás a condutores de vans e outros veículos utilizados no serviço municipal de transporte escolar. Em solenidade na sede da Escola Municipal de Trânsito (EMTRAN), o titular da pasta Abraão Ribeiro expressou a satisfação do governo municipal em iniciar o processo de regulamentação da categoria que, pela primeira vez, recebeu a licença anual de circulação permanente.

De acordo com o secretário, a finalidade da ação é garantir a segurança de contratação pelos pais ou responsáveis por crianças em idade escolar de um condutor qualificado e capacitado de acordo com a legislação de trânsito vigente. “Com a emissão da licença nossa principal missão é valorizar a categoria e proporcionar mais segurança no serviço prestado”, destacou Abraão Ribeiro.

O agente de transporte especial da Settran Erlon Magno explicou que os condutores de transporte escolar certificados e que agora receberam os alvarás participaram de um Encontro Educativo sobre Segurança no Trânsito com curso ministro pelos técnicos da Escola Municipal de Trânsito (ENTRAM). Os veículos também passaram por vistoria executada pelos fiscais com exigências dos requisitos estabelecidos pelas leis do trânsito para o exercício da atividade.

“Todos participaram do curso de Condutor de Transporte, apresentaram os carros em plena condição de segurança e conforto para lotação mínima de sete passageiros e têm aparelho de tacógrafo instalados. Além disso, obrigatoriamente, portam Carteira Nacional de Habilitação, categoria D, com atividade remunerada e certificação do curso de Educação para o Trânsito”, explicou Erlon Magno, acrescentando que todo o processo foi concretizado em 60 dias.

Ao receber sua licença, o presidente da Cooperativa dos Proprietários e Condutores de Transporte Escolar de Itabuna (Cooptei), Armando Ferraz de Araújo, agradeceu a disposição da Prefeitura de Itabuna em atender as reinvindicações da categoria visando à sua valorização profissional, mas também as sugestões para a concretização do processo de liberação dos alvarás. “Sabemos que é nosso dever ser motoristas educadores e nada mais justo do que participarmos desse processo de reciclagem que a Settran disponibilizou para a regularização da categoria”, afirmou.